
Como escolher a escola para o seu filho? Confira 5 dicas essenciais
Com dezenas de escolas disponíveis, escolher uma boa instituição para o filho estudar pode ser um desafio para muitos pais.
A escola deve ser escolhida com cuidado, afinal é nesse ambiente escolar que as crianças e adolescentes passam a maior parte dos seus dias, além de ser o lugar onde as relações sociais começam a ser estabelecidas e surgem as primeiras amizades.
Para te ajudar a escolher a melhor escola para o seu filho, separamos 5 dicas para você observar. Continue a leitura para descobrir quais são!
1. Estrutura física e comunidade escolar
É importante que os pais façam uma visita para conhecer a escola e conferir a infraestrutura: se há qualidade, higiene e segurança nas instalações.
Além disso, conhecer o corpo docente e a comunidade escolar, ou seja, os profissionais que estarão presentes no dia a dia das crianças, é importante para entender a dinâmica de interação e ter mais segurança ao deixar os filhos.
2. Projeto pedagógico
O projeto pedagógico diz respeito ao instrumento metodológico que determina os objetivos educacionais da escola e as estratégias para alcançá-los. Ou seja, é um conjunto de informações que refletem a estrutura educacional da escola.
Avalie qual é a didática de ensino adotada pela instituição, quais são os métodos de avaliação aplicados e quais materiais didáticos são utilizados, conversando com diretores, coordenadores e outros profissionais do local.
Assim, você poderá entender como a metodologia é aplicada no dia a dia dos alunos e até mesmo como se dá a relação deles com o corpo docente.
3. Diversidade e inclusão
Para além dos conteúdos que são passados em sala de aula, é importante que a escola ofereça um ambiente de apoio a todos os estudantes.
Por isso, procure saber como a escola acolhe os alunos, se oferece apoio socioemocional, se trabalha com questões de diversidade e inclusão, especialmente com crianças que possuem necessidades especiais, e como reagirá caso seu filho enfrente alguma dificuldade ou se sinta desconfortável.
4. Atividades extracurriculares
Além da grade curricular, o aluno pode participar de outras atividades em contraturno para desenvolver habilidades, adquirir mais conhecimento e sentir-se engajado, o que é fundamental para seu desenvolvimento.
Desta forma, oferecer e incentivar a prática de atividades extracurriculares se torna um diferencial para algumas escolas, o que pode ser levado em conta no momento da escolha.
Aqui na Unilife, por exemplo, temos atividades como esportes e ballet, a fim de colaborar para uma formação mais completa dos estudantes e estimular o senso de responsabilidade, trabalho em equipe e aprendizado de novas competências.
5. Recomendações de outros pais
Para conhecer, de fato, uma instituição de ensino, nada melhor do que buscar referências sobre sua reputação.
Você pode, por exemplo, conversar com pais de alunos ou com a comunidade ao redor, fazer pesquisas na internet e procurar avaliações.
Esse passo é importante especialmente se a criança estiver indo para uma escola nova, assim você pode avaliar pontos que a família talvez ainda não tenha considerado ou pontos que sejam particulares de cada escola.
Além de tudo isso, cabe avaliar também a distância da escola (como será para levar e buscar a criança, por exemplo) e o valor da mensalidade, caso você busque por uma escola particular.
Reserve um tempo para procurar e decidir, com calma, um colégio que seja mais adequado aos objetivos e perfil do estudante e da família.
Está buscando uma escola que ofereça uma formação infantil completa? Então conheça a Unilife Educação! Temos turmas do berçário ao 7º ano do ensino fundamental, com atividades extracurriculares e projetos para trabalhar os aspectos socioemocionais, para além do ensino em sala de aula.
Agende sua visita e venha nos conhecer!